quinta-feira, 25 de junho de 2009

Orientação Sexual: um desafio da Escola


Se as paredes da sala dos professores tivessem ouvidos, escutariam conversas sobre o cotidiano das salas de aula, divagações e confissões importantes que vem do íntimo e da história de cada um.
Quantas vezes um professor já não participou de conversas sobre crianças que baixaram a calcinha/cueca ou sobre aquele aluno difícil que fica o tempo todo com a mão nos genitais durante a aula? E aqueles casos de namoro? Do aluno homossexual? E da conversa das meninas que querem ficar?
Isto tudo sem contar os casos mais graves como o da gravidez, daquela excelente aluna, ou da transa sem camisinha, pior, sem o medo de pegar uma DST ou até mesmo Aids. Casos comuns na grande maioria das escolas e nem tão novos, mas as dúvidas sobre no que acreditar e como agir para ajudar os alunos, ainda continua sem respostas para a maioria dos professores.
Muitos de nós passamos por experiências que quando não éramos punidos, ou no mínimo ficávamos sem resposta. Ouvi mulheres que ao menstruar, não sabiam o que estava acontecendo com seu corpo; professores que sofreram com os tabus da masturbação, sem contar a solidão e a culpa das descobertas sexuais. Sexo era uma conversa proibida! E por isso, mesmo entendendo a importância de se falar sobre sexo com seus alunos, muitos professores ainda encontram dificuldades.

A Orientação Sexual na escola

A Orientação Sexual vem sendo desenvolvida em vários lugares, mas é a Escola um dos locais mais apropriados para se realizar este tipo de trabalho, por ter uma estrutura adequada para proporcionar o aprendizado formal e por ser o lugar freqüentado por um grande número de crianças e jovens, continuamente, durante várias horas do seu dia e por um longo período de sua vida. A escola é a principal fonte de aprendizado de convivência em sociedade, e tem toda condição para transmitir e confirmar valores e condutas que podem contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos alunos.

(VILELA, Maria Helena. Orientação Sexual: um desafio da Escola. Reportagem On-line da Revista Nova Escola. 14 out. 2008. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2009)

A ORIENTAÇÃO SEXUAL NO ÂMBITO ESCOLAR VEM SE CONSTITUINDO NUMA ÁREA DE ESTUDO INSTIGADORA QUE COMPORTA UMA DIVERSIDADE DE PERSPECTIVAS DE ANÁLISE. PARA VOCÊ QUAL O MELHOR LOCAL PARA TRABALHAR COM ESSE TEMA TÃO DISCUTIDO NA ATUALIDADE? NA FAMÍLIA OU NA ESCOLA?DEIXE A SUA OPINIÃO, O SEU COMENTÁRIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário