quinta-feira, 4 de junho de 2009

Aprendendo Estatística Falando de Sexualidade

Nome do Grupo:
Gabrielli Ecard de Souza Gonçalves
Juliana Caveari Zanco
Marcilene Ferreira Faria
Marília Aparecida de Lima Ciuffo

Disciplina e anos envolvidos:
Matemática. Pode ser trabalhado a partir do 7º ano ou 6 ª série, do Ensino Fundamental.

Tema central :
Estatística

Tema de apoio:
O tema transversal: Orientação Sexual.

Justificativa:
O presente projeto visa trabalhar o conteúdo Estatística. Para isto, utiliza o tema transversal, Orientação Sexual, junto às novas tecnologias no ensino da Matemática, dentre elas a Web 2.0. Pretende-se que durante o desenvolvimento do projeto os alunos aprendam cooperativamente, como fazer uma pesquisa e a esboçar gráficos sobre ela com o auxílio da informática. E que os dados coletados, relacionados ao tema transversal, leve os pesquisadores e os leitores destes gráficos e das conclusões do projeto, a refletirem e a analisarem sua conduta frente às questões abordadas.

Objetivos Gerais:
- Recolher e analisar dados estatísticos.

Objetivos Específicos:
- Proporcionar a interação dos alunos com a Web 2.0;
- Elaborar um blog, de acordo com o tema escolhido, através de pesquisas feitas pela Web 2.0;
- Construir gráficos estatísticos com os dados pesquisados;
- Pesquisar o Tema Transversal sobre Sexualidade.

Enfoque pedagógico :
O enfoque pedagógico será o Construtivismo, com um ambiente onde haja interação, colaboratividade e uma aprendizagem significativa. Nosso projeto será realizado pelos alunos com diálogo, indagação, tentativa e erro, desenvolvendo habilidades como estratégias de solução de problemas, estruturas cognitivas, criatividade e uma aprendizagem por descoberta através da manipulação do blog.

Recursos tecnológicos:
• Computador (sites de pesquisa, blogs, planilhas e slides).

Etapas e suas estratégias de realização:
• Dividir a turma em grupos. Cada grupo deverá pesquisar sobre o tema, Orientação Sexual.
• Definir um tópico para ser abordado sobre o tema. Cada grupo será responsável pela escolha do tópico do seu grupo.
• Montar um blog. Cada grupo deverá ter o seu blog. Nele deverá constar um texto elaborado por todos os membros do grupo, a partir das pesquisas realizadas sobre o tópico. No blog deverá ter fotos e ilustrações sobre o tema.
• Criar uma enquete sobre o tópico e pôr no blog.
• Incentivar os outros alunos da escola a acessarem o blog e a responderem a enquete.
• Montar os gráficos das respostas da enquete em um software de planilhas. Os gráficos deverão ser em barras, em setor e em segmentos.
• Montar slides com os gráficos.
• Apresentar o trabalho desenvolvido para a turma, apresentar os slides com o resultado das pesquisas, comentando sobre as conclusões.
• Disponibilizar no blog, também, os slides e os resultados da pesquisa e um texto conclusivo sobre o trabalho.

Definição de papéis:
O aluno assumirá o papel de pesquisador e elaborador do projeto.
O papel do aluno num projeto vai muito além do que possamos delimitar, pois na verdade quando o aluno se encontra inserido no contexto do projeto, todas as suas ações serão em busca de soluções para a resolução dos problemas apresentados no projeto.
A busca de soluções para as questões que estão sempre surgindo num ambiente enriquecido configura a atitude e a conduta de verdadeiros pesquisadores.

Sites e bibliografia de apoio:
FRANÇA, Elizabeth [et al.]. Matemática na vida e na escola 6ª série. São Paulo: Editora do Brasil, 1999.
FRANÇA, Elizabeth [et al.]. Matemática na vida e na escola 7ª série. São Paulo: Editora do Brasil, 1999.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Matemática ensino médio 2. ed. 5. São Paulo: Saraiva, 2005.
OLIVEIRA, S. Roseli. MACEDO, Hercules. Avaliação da Aprendizagem. Avaliação Educacional como Processo de Construção do Conhecimento. 2005. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2009

Coleta de dados:
A coleta de dados para montar o blog ocorrerá em sites de pesquisa. E a coleta de respostas da enquete ocorrerão no blog.

Seleção do material:
O material utilizado será o computador.

Programação visual:
Slides.

Meios para a execução:
As pesquisas; o blog; a enquete do blog.

Avaliação:
A Avaliação participativa e contínua será ao longo do projeto visando à possibilidade de estar no meio de um ambiente de aprendizagem ao mesmo tempo adequando a realidade de cada situação e a observação direta do desempenho do aluno.

Cronograma:
1ª Semana: Pesquisas sobre o tema e construção do blog.
2ª Semana: Coleta de dados para a elaboração dos gráficos.
3ª Semana: Construção dos gráficos e apresentação das conclusões do projeto para a turma e sua divulgação no blog.

Um comentário: